Tuesday, March 3, 2009

10 anos depois

Cumprem-se em 2009 10 anos sobre a transferência de soberania e Macau de Portugal para a China. Lembro-me como se fosse hoje do sentimento de tristeza e de abandono que na altura senti. Senti que éramos abandonados à nossa sorte sem que alguma vez tivéssemos sido consultados sobre esta transferência. Senti também que Portugal minimizava as reais intenções da China: a China não queria que Macau prosperasse sobre as antigas tradições de liberdade, queria subjugar Macau como mais uma bandeira no caminho da unificação de toda a "Grande China": Continente, Hong Kong, Macau e Formosa sob a mesma tirania do Partido Comunista Chinês.
Chamaram-me péssimista, profeta da desgraça, velho do Restelo... Disseram-me que Portugal já era e que a China é que é o futuro.
Hoje, é com muita pena que penso que não errei. Gostaria muito que tivesse errado há 10 anos. Gostaria muito que a China tivesse cumprido as promessas que fez a Portugal e aos Macaenses em 1987. Gostaria muito mesmo!
Mas, passados dez anos, sinto-me defraudado!
Talvez não seja bom começar um blog com mágoas, ninguém quer ler mágoas. Cada um tem as suas máguas e não quer viver as dos outros. Mas é com mágoas que inicio este blog. Com mágoas e um desabafo: como eu gostaria que a China cumprisse as suas promessas em Macau! Será que ainda há esperanças disso?

No comments:

Post a Comment