Wednesday, March 4, 2009

Johannes Chan

Que vergonha que senti, como Macaense, com o que se passou na passada sexta feira com o Professor Chan! Mesmo que não estivesse muito familiarizado com a sua obra, o facto de ser o director da Faculdade de Direito da Universidade de Hong Kong, a mais conceituada escola de Direito da RAE vizinha, e de vir proferir uma palestra à Faculdade de Direito da Universidade de Macau, a mais conceituada escola de Direito da nossa RAE, bastou para perceber a gravidade da situação.
Com que fundamentos foi recusada a entrada do Professor Chan?
Este governo está, claramente, a privar a comunidade jurídica de Macau de ouvir novas ideias que nem sequer vêm de muito longe, mas apenas do outro lado do Delta do Rio das Pérolas!
Fui investigar um pouco no sítio da Universidade de Hong Kong e percebi, pela bibliografia publicada pelo Professor Chan, que este se dedica ao estudo dos Direitos Humanos. É destes assuntos que o governo do Dr. Edmund Ho tem medo? Este Professor é que poderia destabilizar o sistema político da nossa pequena SAR?
Tenho a certeza que nem a China Continental iria tão longe como proibir o director da Faculdade de Direito mais prestigiada de Hong Kong de aí proferir uma conferência, o que quer dizer que Macau está, neste momento, mais repressivo que o continente!
É claramente um caso ridículo de se ser mais Papista que o Papa.
Com este caso vieram à tona de água dos média de Hong Kong muitos outros casos semelhantes de casos perfeitamente absurdos de proibição de entrada de cidadãos de Hong Kong em Macau. Até onde irão as autoridades de Hong Kong e Macau para prevenir que isto volte a acontecer?

No comments:

Post a Comment