Sunday, March 8, 2009

Segurança Social

"O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito."
Livro do Êxodo, 22, 21
Agora todos os residentes que têm empregadas domésticas não residentes, têm que pagar 45 patacas por mês para a segurança social sem que isso beneficie as mesmas de nenhuma maneira. O governo, armado em Pai de todos os residentes, vem dizer que isso é para beneficiar os residentes...
E será que o governo nunca pensou porque é que tantos residentes preferem ter empregadas Filipinas do que locais?
Ora, no meu caso é porque quero que os meus filhos aprendam Inglês desde pequenos. Com os Pais eles podem aprender Português e Cantonês mas durante o dia vão aprendendo Inglês com a empregada.
Ora, pergunto eu ao governo: será que alguma rapariga local que saiba Inglês quer trabalhar como empregada doméstica? E será que as muitas pessoas como eu que preferem uma Filipina para ensinar Inglês aos seus filhos, não estão a beneficiar o futuro da RAEM?
Também conheço muitos estrangeiros que preferem trabalhadoras não residentes por motivos óbvios: as residentes não falam Inglês ou Português e não conseguem receber instruções tão simples como "limpe a casa", "faça uma sopa de arroz", "vá buscar as crianças à escola todos os dias".
Vai daí, como é que o governo pensa que os residentes estão a beneficiar desta medida?
Os trabalhadores não residentes têm direito a que os seus patrões descontem para as suas reformas e esta atitude do governo é vergonhosa e deixa-nos mal a nós, residentes.

No comments:

Post a Comment